Livro O Olho de Curitiba, do Nani Góis

notícias

Fique por dentro das nossas últimas notícias

Fotos da construção do “Olho”, em Curitiba, são eternizadas em um livro inédito

Nani Góis iniciou sua carreira como foto-jornalista em 1974, e desde então produz trabalhos de excelência por onde passa. Em 2002, embarcou em um projeto individual, acompanhando diariamente a construção da obra anexa ao prédio das Secretarias de Estado do Paraná, (Edifício Castello Branco), conhecida hoje como o “Olho”.

Tanto o prédio – quanto o anexo – foram construídos pela Cesbe, com uma diferença de 40 anos entre as duas obras. Este projeto inovador trouxe um grande desafio: o prazo de entrega. Devido à necessidade na época, a obra foi executada em apenas 185 dias, um tempo recorde para um projeto deste porte.

A estrutura projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer possui 35 mil m² de área construída e mais de 17 mil m² de área para exposições. A parte em formato de “olho”, possui 70 metros de extensão por 30 metros de largura, com balanços laterais de 30 metros e se apoia em uma torre com 21 metros de altura.

Todo o trabalho de construção da Cesbe foi acompanhado por Góis, que registrou com sensibilidade e um olhar apurado cada detalhe desta obra. Hoje essas fotos passaram por uma curadoria para compôr o livro de autoria do próprio fotógrafo: O Olho de Curitiba.

O livro possui mais de 276 páginas, e conta a história da construção do Museu Oscar Niemeyer através de fotos e depoimentos de pessoas que participaram deste processo.

“Nani Góis esteve presente ao longo de toda a obra, quase como se fosse um colaborador da Cesbe”, comenta Rafael Stavis, coordenador de planejamento e engenharia da Cesbe, que na época iniciava sua carreira na empresa como estagiário e acompanhou de perto todo o trabalho do fotógrafo.

O evento de lançamento do livro aconteceu no dia 24 de setembro, no próprio Museu Oscar Niemeyer, e contou com a presença de várias autoridades, amigos de Nani e apreciadores do seu trabalho. A Cesbe também esteve presente neste momento tão especial, e inclusive, o Marco Stavis, engenheiro responsável pela construção do MON, concedeu uma entrevista à TV Assembleia, que fez a cobertura do evento.

Confira a entrevista completa e mais informações sobre o livro no vídeo abaixo:


Share Button