Blog_Mulheres_Engenharia

notícias

Fique por dentro das nossas últimas notícias

Engenheiras da Cesbe compartilham suas experiências e superações na profissão

A engenharia é a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos de forma prática, a fim de produzir novas utilidades. Desde a sua existência, a área da engenharia foi predominantemente preenchida por homens, mas atualmente, com o desenvolvimento da sociedade e da diversidade de áreas, observamos um aumento significativo da atuação das mulheres.

Nesse Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (23 de junho), criado pela Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, nós da Cesbe temos o compromisso de incentivar e inspirar mais mulheres a seguirem o caminho da engenharia e fazerem a diferença no mundo com suas capacidades técnicas e profissionais.

“Acredito que cada espaço que uma engenheira ocupa é um passo a mais para as mulheres nessa área. Queremos, acima de tudo, entregar valor e contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, afirma Raquel Busato, engenheira ambiental e analista Ambiental SSMA na Cesbe

A nossa engenheira civil e coordenadora de Propostas e Orçamentos, Roberta Cruzeta, já superou desafios e hoje colhe bons resultados da sua caminhada profissional, além de inspirar mais mulheres. “Sinto-me orgulhosa em ter construído uma carreira sólida. Hoje, sei que achei meu lugar e sou grata em poder ser um exemplo de profissional realizada e referência para as meninas que queiram futuramente ingressar na engenharia.”

Para a nossa engenheira de Segurança do Trabalho, Aurizelia Cardoso Nogueira, “trabalhar na Cesbe tem sido uma ótima oportunidade de crescimento profissional, à medida em que consigo colocar em prática meus conhecimentos e experiências. Além disso, cada dia eu aprendo mais com as políticas que a empresa tem implementado”, destaca.

“Sinto orgulho de poder buscar minha representatividade com profissionalismo e dedicação. Amo ver que, hoje, a mulher engenheira já saiu dos escritórios e está brilhando de botinas e capacetes nos canteiros de obras”, observa Rafaela Wosniack, nossa analista de Equipamentos no DMV.

Mulheres que fizeram história – Para Raquel Busato, a sua inspiração é a Rejane Afonso. “Ela foi a primeira engenheira do Brasil a gerenciar uma fábrica de cimentos, em 2010. Rejane é especialista em coprocessamento e tem trazido importantes contribuições na área ambiental, em especial, na área de gestão de resíduos”, ressalta.

Outro exemplo de mulher na engenharia é a Enedina Alves Marques. Ela foi a primeira mulher negra a ser engenheira no Brasil e a primeira mulher a se formar em engenharia no Paraná, em 1945. “Ela é minha inspiração, pois sei que não se deixou levar pelos preconceitos e pelo cenário político da época, além de ter quebrado vários tabus e paradigmas”, afirma Gabriela Arruda, analista de Gerenciamento de Projetos na Cesbe.

Share Button