Colin-Iso_header

notícias

Fique por dentro das nossas últimas notícias

Conquista da ISO 9001:2015 reforça o compromisso da Cesbe com a excelência técnica

A Organização Internacional de Normalização, ISO, atualizou no final de 2015 suas normas de certificação, a fim de se adaptar aos avanços e tendências do mercado mundial. A ISO 9001:2008 foi substituída pela versão de 2015, que trouxe mudanças na avaliação do sistema de gestão, com enfoque voltado à liderança e ao conhecimento organizacional. Nesse contexto, a atualização para a nova norma foi o caminho adotado pela Cesbe para reforçar o seu compromisso com a excelência técnica.

Segundo o gerente de qualidade da Cesbe, Claudio Colin, o corpo diretivo e técnico da empresa já atuava dentro das premissas da nova norma, o que facilitou o processo de certificação. Ao todo foram necessários 4 meses para obter a nova versão da ISO.

“Investimos na capacitação das equipes, através de treinamentos de conscientização das lideranças, dos trabalhadores e da diretoria sobre os novos requisitos. Também melhoramos a sistematização dos processos por meio do Sistema de Gestão da Qualidade que ficou mais amigável e organizado, uma vez que o seu acesso foi facilitado aos colaboradores. 

Além disso, a integração dos sistemas de segurança e meio ambiente nas políticas da Cesbe, irá reforçar o nosso compromisso com a melhoria integrada dos processos”, ressalta Colin.

O processo de adequação do sistema da qualidade para a nova norma exigiu que a empresa se mobilizasse para atender duas auditorias, uma interna e outra externa. Foram apresentados ao auditor da certificadora a nova versão do Manual de Gestão da Qualidade, procedimentos e instruções, além de formulários e de toda documentação gerada em obras ao longo de 2017 e 2018.

Para Colin, a atuação dos gestores ficará mais assertiva, já que a nova norma simplifica o sistema de gestão. “A norma orienta os gestores nos processos de qualidade, determinando a avaliação pormenorizada de riscos e oportunidades, bem como as medidas para controlá-los. Isso vem de encontro aos anseios da diretoria, que busca controles ainda mais rigorosos dos registros e evidências da engenharia para a qualidade final do produto, uma vez que estamos focados em atender bem os clientes e atingir a excelência técnica em todas as nossas obras”, finaliza Colin.


Share Button