selo-header-02

notícias

Fique por dentro das nossas últimas notícias

Cesbe foi a executora da primeira obra industrial com certificação LEED na América Latina

Selo Verde internacional atesta o comprometimento com a sustentabilidade.

Se até há alguns anos o tema responsabilidade ambiental passava desapercebido pelas empresas, a realidade atual é completamente diferente, e isso também se aplica ao universo da construção. Em 2000, o USGBC (Conselho de Construção Sustentável dos EUA) criou o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil – antes, durante e depois de sua execução.

A Cesbe foi a executora da primeira obra industrial do setor automotivo a conquistar esse reconhecimento na América Latina, a fábrica da General Motors, em Joinville, construída entre 2011 e 2013, que contou com 560 colaboradores. O selo é considerado, hoje, a principal certificação de construção sustentável do mundo e para uma obra conquistá-lo precisa se enquadrar em sete categorias: uso racional da água; eficiência energética; redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos; qualidade dos ambientes internos da edificação; espaço sustentável; inovação e tecnologia; e atendimento a necessidades locais. Ao todo,  são quatro selos (LEED, LEED Silver, LEED Gold e LEED Platinum), de acordo com a somatória de pontos obtidos pela obra.

Para atender a todos esses quesitos na construção é preciso bom planejamento, e, acima de tudo, excelência na execução. “Executar uma obra com certificação LEED Gold nos exigiu uma série de demandas, como total controle de entradas e saídas de materiais, pois todos precisam ser aprovados pelo LEED, como uso de madeira de reflorestamento e materiais químicos inofensivos ao meio ambiente, além de contar com fornecedores exclusivos e uma equipe de profissionais especializados em meio ambiente”, conta Flavio Moraes, gerente comercial da Cesbe.

Segundo Flávio, tais iniciativas representam um grande avanço no que diz respeito a sustentabilidade. “O tema deixou de ser apenas uma obrigatoriedade legal ou apelo de marketing. Atualmente, as empresas estão verdadeiramente preocupadas em gerar menor impacto ambiental e consumo de energia, assim como garantir crescimento econômico  com equilíbrio ecológico e social”.

Com essa experiência, a Cesbe venceu mais um desafio inovador, confirmando sua capacidade gerencial para atender às mais complexas exigências de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. “Hoje a Cesbe mantém entre seus valores corporativos a preocupação com o meio ambiente. Temos uma equipe apta para encarar qualquer tipo de obra e atender aos mais rigorosos padrões, nacionais e internacionais, de exigências ambientais. Enquanto para muitas empresas o tema é apenas um vislumbre, para nós já é realidade”, completa Flavio.

 


 

Share Button